sábado, 9 de abril de 2011

1.2 registrando a propria reflexão

Registrando a própria reflexão
Conforme a citação de NÓVOA, não é fácil ser professor na atualidade, pois para ser professor hoje, não bastam alguns saberes é preciso acompanhar os avanços tecnológicos e lidar com complexidade social onde agrega toda classe e raça de certo modo fazendo cumprir os desígnios históricos da escola para todos. Como professora eu sinto na pele as dificuldades com tais complexidades as quais não existia no passado.
Devido à incerteza de fins e de objetivos que existe hoje em dia na sociedade o profissional da educação tem se decepcionado, frustrado.
NÓVOA afirma e eu concordo quanto ás exigências feita aos professores, pede se demais aos profissionais e as escolas. Segundo o entrevistado a situação na educação e a mesma em todas as partes. E referente a formação continuada ele acha que a teoria predomina e que é preciso mais pratica mais ação.
Segundo os autores de As sereias do ensino eletrônico, é que o paradigma da educação tradicional tem preponderado em um grande numero de experiência, com o simples encapsulamento de conteúdo instrucional em mídias eletrônicas. A demanda do mundo atual do trabalho, à universidade é que tudo envolva a educação seja on-line. É ai que agimos como ULISSES em Odisséia querendo ficarmos onde estamos,ou seja,amarrados ao passado.É preciso encorajarmos buscando conhecimentos para utilizar as tecnologias como matéria-prima de construção e não só como mídia de transmissão de informações.
O que pude perceber ao realizar a leitura de As sereias do ensino eletrônico é que a juventude só resta preparar adequadamente e aos mais velhos atualizem no que é possível e é o que estou tentando fazer. O novo mundo do trabalho está dando adeus aos incapazes e preguiçosos, pois não precisam mais de trabalhadores autômatos e repetitivos, mais ambiciosos e multifuncionais.
Achei interessante a frase de fechamento: Que cantem as sereias, a única educação que faz sentido é que nos faz mudar o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário